Nem sempre estamos dispostos a transformar o ambiente de uma forma mais permanente, como mudar a cor das paredes, por exemplo. Se você está nessa situação, mas não quer abrir mão de personalidade, invista em uma peça coringa!
Influenciar e ser influenciado pelas cores, é um risco que se escolhe correr. Harmonizar ambientes e incorporar tons fortes em uma casa comum, requer muito cuidado e análise por parte do profissional, pois apesar da beleza proporcionada ao espaço num primeiro momento, as cores definem estilos, e podem facilmente se tornar cansativas e irritantes ao longo de um grande período.
Por isso, sugerimos coragem! Ao invés de mudar a cor das paredes, invista nos detalhes. Utilize peças que podem transformar ambientes com um simples toque de cor. É mais econômico, prático e atraente. Uma peça de mobiliário colorida lhe dará a impressão de um ambiente muito mais elaborado e você nem precisará de tanto esforço. Aposte em algumas regras básicas para conquistar o efeito desejado e arrisque-se!

A mesa de jantar amarela destaca-se num ambiente com acabamentos neutros na parede e no piso, dando ares contemporâneos à decoração. Experimente a mesa M033 da Estar Móveis com revestimento em resina – que é mais resistente.
1. Os tons pastéis e neutros são extremamente importantes para o sucesso de uma decoração. Um bom exemplo são o branco, o bege e as variações de cinza e marrom, ótimas cores bases, já que convivem bem com outras tonalidades. Encaixe um detalhezinho ali e pronto! Você conseguiu um efeito bem atual e sofisticado.
2. Para um ambiente ainda mais luxuoso, basta combinar os tons pasteis ou neutros com materiais como vidro, espelho e cristais. Garantia de um ambiente chique e moderno.
3. Já as cores frias, como o lilás e o azul em sua gama de tons mais claros, têm o poder de deixar o ambiente mais tranquilo. São boa indicação para quem não quer correr o risco de ter um visual cansativo. A mistura com cores mais urbanas, como o cinza chumbo, transformam o espaço, deixando-o moderno e descontraído, com muita personalidade e sem perder o conforto visual.

Utilize a mesma cor em várias tonalidades e conquiste um ambiente vigoroso e atraente. Não utilize muitos elementos decorativos, já que isso representará um excesso. Experimente o Buffet A456 e conquiste este visual na sua casa.
4. As cores quentes também têm papel importante. O vermelho, por exemplo, torna o ambiente acolhedor e aquecido, proporcionando aconchego e harmonia. “Uma grande característica dessas tonalidades é a agitação que elas trazem; portanto são ótimas para ambientes de confraternização, como salas e cozinhas”, diz a designer. Devem ser utilizadas sem exagero, de preferência em pequenos toques ou destaques decorativos. São ideais para finalizar um projeto de decoração e torná-lo único.
5. Tonalidades vibrantes, como o azul-turquesa, conseguem dar um toque descontraído em ambientes de maior seriedade, sem perder a identidade do espaço. Quando combinadas com madeira, cores neutras e até mesmo o preto, causam grande impacto visual. Na maioria das vezes, estão presentes nos mobiliários e em decorações táteis, como tecidos, tapetes, almofadas e papéis de parede.

Se você for corajoso, pode escolher utilizar cores fortes em uma peça extravagante e diferente. Com certeza esta peça se tornará o centro das atenções. Utilize a Poltrona P143, feita com materiais sustentáveis.
Fonte: Fórum da Construção