Inverno, estamos preparados!

Amplamente conhecido como um tecido de inverno, o Xadrez – ou mais conhecido lá fora como Tartan – surgiu novamente nesta temporada no topo das tendências. Visto em uma variedade de formas na passarela, a estampa agora aparece por aqui como uma sugestão para a decoração de interiores,  provando que realmente há um milhão de maneiras de usá-lo.

O Tartan é uma padronagem particularmente associada com a Escócia, que consiste em faixas horizontais e verticais entrecruzadas, feitas inicialmente em lãs tecidas. Os padrões escoceses de kilts – uma vestimenta tradicional do país – quase sempre são feitos desta forma e além da ‘saia’ utilizada pelos homens, acompanham um acessório pendurado por cima do ombro, como uma manta estampada.

Tilda Swington para a Chanel em 2013

Historicamente, até meados do século XIX, os Tartans foram apenas associados á algumas regiões ou bairros, ao invés de qualquer Clã específico. Isso porque, os materiais para esta estampa foram produzidos por tecelões locais, para gostos locais e que normalmente só usariam pigmentos naturais disponíveis em cada região, já que a produção de corante químico era inexistente e o transporte de outros materiais para a confecção do tecido através de longas distâncias era inviável, devido ao custo.

Tempos depois, houve a criação de muitos padrões associados aos clãs  escoceses que se desenvolveram em cada uma dessas regiões. Pessoas ou instituições que eram (ou queriam ser vistos como) se fossem associados, de alguma forma, com uma herança escocesa, passaram á procurar pela estampa de Tartans. Conhecido pela suas associações aristocráticas e militares, o tecido se tornou um símbolo de requinte e os vitorianos ordenaram que novos corantes químicos, já então disponíveis, fossem desenvolvidos para a reprodução de padrões específicos de cores brilhantes, aplicados á uma visão nostálgica da história escocesa.

Na eras vitoriana e eduardiana, roupas com estampas xadrez eram destaque, sendo até então, principalmente um componente de roupa masculina para se tornar em seguida, uma parte importante da moda feminina. Em consequência de sua associação com a aristocracia e os militares britânicos, o tartan foi considerado sinônimo de elitismo e exclusividade. Devido á isso, a estampa fez reaparições no mundo da moda por diversas vezes, emergindo novamente na década de 1970, como parte do movimento punk para representar exatamente o oposto do que ele tinha sido tempos atrás.

A estampa passou a ser difundida na moda, chegando inclusive em objetos de design e decoração de interiores, como você pode ver aqui em nossa loja. Papéis de parede, adesivos e tecidos especiais para decoração, foram escolhidos para a criação de ambientes convidativos e joviais. Os produtos escolhidos para a composição se destacam por remeterem sempre ao conforto esperado para receber a estação que está por vir. Com certa sobriedade e elegância, o andar térreo da unidade Estar Móveis de São Bernardo exibe a combinação de diferentes padronagens de xadrez em produtos exclusivos para deixar a sua casa bonita e na moda.

Vem conferir!!!

**Você também pode ver a matéria feita pela revista Agora Decore sobre este tema, clicando aqui

Estar Móveis São Bernardo 

– Piso térreo
Rua Jurubatuba, 362 – São Bernardo do Campo/SP
Telefone: 11 4125-7743
Aberto todos os dias
De segunda á sexta feira, das 9:00h às 19:00h
Aos sábados das 9:30h às 19:00h
E aos domingos e feriados das 11:00h às 18:00h

Fotos de J. Vilhora e Ary Diesendruck

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s